sábado, 11 de julho de 2009

Estética : análise sobre arte e beleza.


TEXTO BASE (REFÊRENCIA)

''Cadernos de Filosofia 2 Beleza põe mesa? Como a filosofia vê a arte.''Páginas 30 á 34

Kant:um lugar para o prazer estético


TEXTO ORIGINAL

Com base no texto extraído do livro “Caderno de Filosofia 2”, segundo a visão do filósofo Immanuel Kant toda obra de arte tem a sua beleza, e para o ser humano identificar e distinguir o que é belo é necessário a intuição (sentidos sensoriais), dessa forma todo indivíduo tem a capacidade humana de distinguir e refletir sobre a beleza, produzindo um juízo estético.
Antigamente, as classes predominantes determinavam o padrão de beleza. O alto poder aquisitivo para financiar e consumir fez com que novos gostos artísticos começassem a surgir, fazendo com que cada individuo passasse a observar e determinar o que era belo, segundo a criatividade e entendimento pessoal. As alterações sociais, políticas, econômicas influenciaram de forma direta os conceitos e padrões de beleza da sociedade, assim “”o Isto é belo” dos burgueses obrigava a pensar-se a arte em outros moldes”.
Na visão de Kant para determinar o belo era necessário a valorização da intuição, a sensação que cada ser sente a criatividade, o prazer não intelectual, mais sim subjetivo e sensível, que juntos produzem o juízo estético. Por isso quando achamos algo belo sentimos prazer e atribuímos beleza ao objeto. A beleza não está relacionada ao sentido biológico é sim ao juízo é sentimento, é através da arte passamos a conhecer a verdade.
Nos dias de hoje, na maioria das vezes, somos levados e influenciados pela mídia, com o padrão de beleza estabelecido perante a sociedade. No entanto, na visão de Kant temos a capacidade de sentir, de formas e condições diferentes. O belo é objeto de prazer universal, mas sentido de forma particular, devido a nossa intuição.

11 comentários:

  1. Ei Clarinha, ta massa seu blog!
    Se realmente o pensamento das pessoas fossem pelo menos parecido a Kant nao seriam influenciados pela midia, mais infelizmente o povo gosta doque estar na midia nee..heheheh!

    ResponderExcluir
  2. O pensamento do filósofo Immanuel Kant é muito interessante.Se as pessoas hoje em dia pensassem igual a Kant não se deixariam se influenciados pela midia e seria mais felizes em poder descobrir realmente o que é a beleza.

    ResponderExcluir
  3. Clarinha! concordo plenamente com Kant, uma vez que ele diz: "todo indivíduo tem a capacidade humana de distinguir e refletir sobre a beleza, produzindo um juízo estético" independente de classe A ou B.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Clarinha,
    Gostei muito do pensamento de Kant nunca tinha lido nada sobre o que ele achava realmente sobre o belo e achei muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o pensamento de Kant...
    Realmente as pessoas são bastante influenciadas pela mídia; pena que se deixam levar tanto que acabam esquecendo o que realmente é beleza!

    ResponderExcluir
  6. eer, livro de filosofia *--*
    Realmente muito bom, viu.. Kant é MARA, HASAUSAYUASHSAUYHASYUHASYSHSA

    ResponderExcluir
  7. Clarinha....
    gostei muito do seu blog
    se pelo menos as pessoas tivesse esse pensamento
    as pessoas nao seriam cmo sao neh ?!
    mas é a vida
    uashuidhasudiahsdasd

    ResponderExcluir
  8. Clariinha.. o blog esta ótimo!! Adorei esse assunto que você abordou, e realmente muitas vezes somos influenciados pela midia em varios aspectos! Parabéens amiga. te amoo :*

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir